terça-feira, 2 de novembro de 2010

Animal? Racional ou Irracional?

Variada forma existencial que se iguala ao ser humano em aspectos como Sentimentos, hábitos e convivência social. Os animais domésticos transmitem de diversas maneiras, momentos calorosos, amistosos e até mesmo de segurança, pois, são fiéis aqueles que o estimam, principalmente, se estes correm algum perigo.


Convivência Social?

Sim. Animais domésticos, propriamente ditos, Cães e Gatos, são companheiros que por excelência proporciona aos que convivem com eles, carinho, dedicação e cuidado, com mérito de reciprocidade. Nossos amiguinhos animais em sua incapacidade de raciocínio demonstram de alguma forma uma valorização àqueles que respeitam sua existência.

Todo animal seja ele racional ou irracional é dotado de estruturas psicológicas, uns limitados outros com uma capacidade maior, que o estimulam a ter, como por exemplo, o efeito da Terceira Lei de Newton a “Ação e Reação”, por conseguinte, o animal que recebe os devidos cuidados, gratificará com carinho e atenção, ora, se viver num ambiente agressivo e mal cuidado, sofrerá situações que o levará ser agressivo também.

Vou lhes contar uma situação que aconteceu entre Eu e minha cadela, a qual carinhosamente dei o nome de “Tchutchuca”. Vamos lá! Retornando de uma viagem de longa duração, cheguei em minha casa, onde encontrei meus pais e meus irmãos, e na empolgação contando as novidades, mal pude me atentar aos latidos que soavam lá do quintal, (Pasmem! cheguei a brigar com ela), passado aquele dia, depois de uma tarde de descanso, lembrei-me de um ser que ousava em latir desesperadamente, porém sem êxito, pois minha atenção entusiasmada se voltava ás lembranças daquela viagem, por fim, fui ao encontro de minha cachorra que com grande alegria abanava seu rabinho e saltitava, todavia, entre abraços e afetos, não esperava que a reação, ou melhor, sua forma de demonstrar a saudade seria de tal espontaneidade, pois bem, caros leitores, levei um bela de uma mordida no nariz, reação esta a qual jamais esperaria de uma criatura que sempre foi tão dócil, bem cuidada e demonstrava com toda satisfação sua gratidão por tamanho carinho. Portanto, poderia eu brincar com os sentimentos deste ser? Compreendi perfeitamente sua REAÇÃO, pois, como de costume, todos os dias ao levantar, ao sair e chegar em casa, converso e dou atenção a ela, AÇÃO esta que com dias de ausência, naquele dia não fiz.

A partir deste fato, comecei a refletir e pesquisar sobre comportamento animal, eles não falam, mas latem, fazem barulhos e necessitam de atenção.

“Irracional sim, porém, dotados de sentimentos e personalidade, como cada ser em sua própria natureza”.
                                                                                                                                             TSP, 2010.

Tatiane Piveta
Associada AMAA e
Acadêmica no Curso de Ciências Biológicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário