terça-feira, 2 de novembro de 2010

VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA

A raiva é uma zoonose (doença transmitida de animais para o homem) causada por um vírus. É uma doença infecciosa aguda gravíssima que uma vez instalada é sempre fatal. É causada por um vírus que se alastra pelo sistema neurológico de animais, domésticos ou selvagens, cães, gatos, macacos, morcegos, etc.
A transmissão da raiva se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva. Este vírus pode ser inoculado por arranhadura, mordida ou lambida do animal doente. Característica da própria doença é o aumento da agressividade do doente, o que facilita o ataque do doente a um novo animal ou ao homem.
Os principais sintomas clínicos da raiva são: mudanças de hábito e/ou comportamento (o animal passa a se esconder ou agir de maneira diferente do usual), agressividade, salivação (o animal baba muito) e paralisia. É importante salientar que nem todo cão ou gato que baba muito está com raiva. No caso dessa doença, ocorre paralisia dos músculos faciais, o que impede a deglutição da saliva, daí a impressão do animal estar babando.
A raiva é uma doença incurável e, portanto deve haver prevenção e essa somente através da vacinação que deve estar sempre atualizada. Animais domésticos e do campo devem ser vacinados anualmente. Principalmente os que convivem mais próximos ao homem, como cães e gatos.
O mês de Agosto foi instituído por órgãos governamentais de saúde pública como o mês da vacinação anti-rábica animal. Campanhas de rua, organizadas pelas prefeituras de grande parte das cidades do Brasil são realizadas.
Cabe aos proprietários de cães e gatos lembrarem de vacinar seus animais.
Graças a essas campanhas a doença está controlada em vários municípios. Mas é importante saber que a doença não está erradicada, ela pode voltar a qualquer momento se não continuarmos tomando os devidos cuidados.

.
Vamos cuidar bem de quem nos faz tão bem!



Ivonete Helena Barbosa Lima
MTB 41.660

Nenhum comentário:

Postar um comentário