terça-feira, 2 de novembro de 2010

Posse Responsável – Parte II

Posse responsável de animais de estimação, você já ouviu falar nisso????
  • COMPANHEIRO: lembre-se a primeira regra da posse responsável é lembrar-se que um animal pode viver entre 10 a 15 anos. Você está preparado para cuidá-lo no decorrer desse tempo? E que você deve dar a ele tudo o que você gostaria que dessem a você? Por exemplo: carinho, atenção, cuidado e respeito.
Jamais abandona-lo, nem que fique doente, velho, que você mude para um lugar menor ou que roa seus sapatos.
Lembre-se o animal só quer sua atenção e para isso não mede esforços.
  • ALIMENTAÇÃO: um proprietário responsável deve-se também se preocupar com a alimentação do seu animal.
Você deve dar sempre água fresca para o seu Amigão. Essa água deve ser trocada duas vezes ao dia, para que não acumule larvas de insetos.
A ração é o melhor tipo de comida a ser dado, pois já vem com nutrientes equilibrados para que seu animal fique forte e saudável.
  • HIGIENE: a higiene do animal e do local em que ele vive é fundamental para a saúde dele e a sua. Limpe o local todo dia. Recolha as fezes do animal pelo menos uma vez ao dia (isso vale também para você que passeia na rua com seu amigo). Esta simples atitude evita o acúmulo de moscas e outros animais que trazem várias doenças para o seu animal e para você, além de eliminar os fortes odores das bactérias fecais.
E não se esqueça dos banhos e tosas, principalmente para cães.
  • DOENÇAS: se o assunto é bactéria e doenças, vamos falar de outra regrinha básica para um proprietário seguir...
Cães e gatos são muito sensíveis a doenças, para evitar isso existem formas de prevenção – são as vacinas.
Os cães devem ser vacinados contra cinomose, parvovirose, leptospirose entre outras com a vacina V8 ou V10 quando fizerem 2 meses e, novamente, aos 3 e 4 meses, sendo depois disso revacinados todos os anos.
Já os gatos devem receber a vacina contra 3 tipos de doenças, é a chamada V3 e deve ser aplicada aos 2, 3 e 4 meses de idade e depois reforçada todos os anos. O mesmo vale para a vacina contra a raiva, que deve ser dada entre os 5 e 6 meses de idade e depois ser novamente aplicada todos os anos. Isso vale para cães e gatos.
Vacinas são importantes para a sobrevivência do animal. Portanto, vacine.
  • COMO RECONHECER SE SEU ANIMAL ESTÁ DOENTE?
O animal não fala, certo???
 Errado!!!! O animal se comunica e cabe a nós estarmos atentos para entender os sinais que eles nos dão. Diarréia, vômito, falta de apetite, falta de fezes ou urina são sinais que podem ocorrer isoladamente e mostra que há algo de errado com nosso amigo.
Muito cuidado com pulgas e carrapatos, pois, passam doenças que podem matar o animal.
  • O QUE FAZER ENTÃO?
O proprietário responsável levará esse animal ao veterinário, só ele poderá verificar se seu Amigo está com problemas ou não. Assim, que perceber que seu animal está doente, não INVENTE, leve-o ao veterinário.
  • CASTRAÇÃO: Todo proprietário responsável deve castrar seu animal, seja ele, macho ou fêmea, de raça ou não.
Você sabia que cada casal de animal gera no final de 6 anos 67.000 descendentes. Isso mesmo, 67 mil descendentes!!!!
Não contribua com o abandono, castre seus animais.
O animal castrado vive mais tempo, pois corre menor risco de desenvolver infecções e câncer no aparelho genital. Eles ficam mais mansos e os machos param de querer fugir sempre que tem uma fêmea no cio. A cirurgia é simples e possui riscos mínimos. O animal não engorda, não modifica seu temperamento, apenas perde aquela ansiedade na época do cio. Quanto antes você castrar seu animal melhor para ele e melhor para você, sem dizer que a cirurgia é mais barata, e o animal se recupera muito mais rápido. O pós-operatório de uma castração é simples e em 2 ou 3 dias seu animal estará ótimo. Apenas deve-se ter um cuidado para que o animal não mexa nos pontos.
Seja responsável e cuide do seu animal.


 


Simone Bortoluzzi
Presidente da AMAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário