terça-feira, 2 de novembro de 2010

Labrador

Não há certeza do local de origem do Labrador, existem duas hipóteses: 1) Originado na península do Labrador. 2) O que é mais provável, originado na ilha de Terranova. Esse extraordinário cão tinha como principal função a de ir buscar coisas perdidas pelos barcos e desenganchar redes, por ser um extraordinário Retriever, o Labrador adorava esse serviço e entra em águas das mais geladas às mornas.
O labrador é considerado um dos cães mais inteligentes do mundo por sua capacidade de Retriever tanto na água quanto em terra. Ele é também um cão calmo, não late, não é agressivo, mas protege o dono e chega a dar a sua própria vida para proteger seu mestre. Ele é chamado de "CÃO FAMÍLIA", pois alguns Labradores, quando ficam algum tempo sem seu dono, entra em depressão, e chega à morrer de tristeza. Por isso, nunca, nunca mesmo compre um Labrador para deixá-lo sozinho. Devo lembrar que o Labrador é um cão muito guloso, que só pensa em comer, e não se deve dar comida à ele fora de horário, para não confundir ele. Ele é um cão que aprende as coisas, pois gosta de ver o dono feliz, mas não devemos, por isso, forçar o cão a aprender coisas além de sua capacidade. Ele também é usado como guia para cegos e ajuda à deficientes físicos, pois gosta de qualquer coisa que faça e que faça o dono feliz.

Suas características físicas são:
·        O labrador é um cão cujo peso varia de 35 a 43 quilos;
·        A altura do labrador fica entre 55 e 58 cm na cernelha (cernelha é o ponto mais alto do ombro do cachorro, antes do pescoço). A altura dos cães é medida da cernelha até o chão.
·        As cores mais comuns são: amarelo, marrom chocolate e preto.
·        Possuem dupla camada de pêlos: uma externa que é dura e comprida e, abaixo desta, uma pelagem fina e macia.
·        As orelhas são em formato triangular, de tamanho médio e caídas.
·        Tem constituição robusta e tronco curto. Seu crânio é largo.

Comportamento e Temperamento:
·        O labrador é muito brincalhão, ativo, bem humorado, amável e totalmente confiável com crianças, este cão torna-se menos confiável ao tomar atitudes de defesa apenas.
·        São fiéis e muito obedientes.
·        São muito inteligentes.
·        Gostam muito de exercícios físicos, principalmente nadar.
·        Possuem habilidades, quando treinados, para atuarem como guias, assistentes e na prática da caça.
·        Um bom labrador está sempre querendo agradar seu dono, tornando fácil o adestramento para a obediência e para funções específicas.
·        Adaptam-se muito bem a todos os integrantes da família.
·        Não são solitários, portanto, necessitam da companhia dos membros da família.
·        São de natureza gentil, sem indício de agressividade ou indesejável timidez.
·        Companheiro dedicado.
·        Possuem muita e energia, logo necessitam de muita atividade física.
·        Possuem um ótimo faro e corpo atlético.
·        Pode parecer adaptável a qualquer estilo de vida, mas não é apropriado para uma vida urbana sedentária, pois precisa de muito exercício, como correr e nadar. Outra observação é uma raça que necessita muita atenção de seus donos, caso contrário pode se tornar um "destruidor" de objetos, principalmente sapatos, meias e pés de móveis.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa raça tão bem humorada e companheira, leia o livro Marley & Eu e após assista o filme com o mesmo título. Você vai rir e se emocionar com a história de Marley, que segundo o autor do livro, e também dono, Jonh Grogan, foi o pior cão do mundo.
Sinopse do livro Marley & Eu:

“John e Jenny tinham acabado de se casar. Eles eram jovens e apaixonados, vivendo em uma pequena e perfeita casa, sem nenhuma preocupação. Jenny queria testar seu talento materno antes de enveredar pelo caminho da gravidez. Ela temia não ter vindo com esse 'dom' no DNA, justamente porque matara uma planta, presente do marido, por excesso de cuidado - afogando-a. Então, eles decidiram ter um mascote. Vão a uma fazenda, escolhem Marley, ao tomar contato com uma ninhada, porque também ficam encantados com a doçura da mãe, Lily; depois têm uma rápida visão do pai, Sammy Boy, um cão rabugento, mal-encarado e bagunceiro. Rezam para que Marley tenha puxado à mãe, porém suas 'preces' não são atendidas. A vida daquela família nunca mais seria a mesma. Marley rapidamente cresceu e se tornou um gigantesco e atrapalhado labrador de 44 kg, um cão como nenhum outro. Ele arrebentava portas por medo de trovões, rompia paredes de compensado, babava nas visitas, apanhava roupas de varais vizinhos e comia praticamente tudo que via pela frente, incluindo tecidos de sofás e jóias. As escolas de adestramento não funcionaram - Marley foi expulso por ter ridicularizado a treinadora. Mas, acima de tudo, o coração de Marley era puro. Marley repartia o contentamento do casal em sua primeira gravidez e sua decepção quando sobreveio o aborto. Ele estava lá quando os bebês finalmente chegaram e quando os gritos de uma adolescente de dezessete anos cortaram a noite ao ser esfaqueada. Marley 'fechou' uma praia pública e conseguiu arranjar um papel num filme de longa-metragem, sempre conquistando corações ao mesmo tempo em que bagunçava a vida de todo mundo. Por todo esse tempo, ele continuou firme, um modelo de devoção, mesmo quando sua família estava quase enlouquecendo. Assim, eles aprenderam que o amor incondicional pode vir de várias maneiras.”

Um comentário:

  1. Através dessa oportunidade em entrar em contato com essa associação de Amigos dos Labradores!
    Venho solicitar a todos os Amigos desse Animal tão dorcil que nós conquista a todos com seu Amor natural a quem o convive com ele.
    Senhores é Senhoras,venho solicitar a todos vocês,que seje proibido o uso de desses nos Amigos!,que são os únicos que não tem nenhum aparato a sua Vida!,desde o momento em que o tornam cão guia?,apartir desse momento ele começa a ter uma vida!De sofrimento, físico,seu corpo sofre sequelas nas vertrabas,sofridas pelo excessos de tração exigida sobre eles,que todo Cego faz,entra às barbaria durante seu treinamento para vir a ser um cão"GUIA", eu tive a oportunidade em presenciar esse procedimento?,eu tinha uma Labrador dá Inglaterra.
    Aqui o espaço é pequeno para mas relatos!.
    Eu lhes peço união ao Não?,como uso de quaisquer tipo de raça de cachorro para o uso de Cão Guia,são os únicos no mundo onde tem suas Vidas!,com muita dor é sofrimento?.
    Onde não há até o momento um movimento Social em sua proteção a esses Animais!,um animal comum é mas bem tratado e acolhido pelas o ONG que existe a mas tratos a animais,mas até o momento não ouve publicamente uma associação em defesa desses nos Amigos!.
    Que se tornam vulneráveis nas mãos De CEGOS.
    Todos meus relatos eu provo.
    Já tentei fazer um movimento proibindo o uso desses animais com a função de CÃO GUIA!.
    Obrigado! a todos em que tiveram a oportunidade em ler esse apelo para que OS NOSSOS AMIGOS LABRADORES,SEJAM INCLUIDOS TAMBÉM COMO OS DEMAIS AOS BEM TRATOS POR TODA SUA VIDA!, obrigado​.

    ResponderExcluir